segunda-feira, 20 de julho de 2009

Proposta de Bragato torna o Ensino Médio obrigatório e gratuito

O deputado Mauro Bragato apresentou na Assembléia Legislativa uma proposta de emenda à Constituição Estadual tornando obrigatório e gratuito o Ensino Médio com duração mínima de três anos inclusive para os jovens e adultos que na idade própria não tiveram acesso ao ensino.
Hoje somente o Ensino Fundamental é obrigatório. “O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) tem defendido a obrigatoriedade do Ensino Médio no Brasil, o estado de São Paulo possui a rede de ensino mais estruturada do país, bons professores e deve dar o exemplo seguindo a recomendação da ONU”, defende o deputado.
Trinta e dois deputados já assinaram a favor da emenda. “Vamos trabalhar a idéia com o Executivo”, informa Bragato. Na análise do deputado o grande entrave para a expansão do Ensino Médio são os custos para os estados e municípios.
“A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE indica que cerca de 70% das crianças são atendidas na pré-escola hoje, já o número de adolescentes de 15 a 17 anos matriculados no Ensino Médio estacionou em cerca de 80% desde 2000”, informa o deputado
Bragato apresenta outros números que indicam a necessidade da obrigatoriedade do Ensino Médio gratuito. “São quase 2 milhões de adolescentes fora da escola no Brasil, o acesso à educação é um direito dos cidadãos, isso inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio”, explica
BoaPaíses vizinhos como Argentina e Chile já tem 12 anos de ensino obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.