sexta-feira, 2 de outubro de 2009

R$ 4,5 milhões para ampliação do Centro Paula Souza de Adamantina


O deputado Mauro Bragato e o prefeito de Adamantina, Francisco ( Kiko) Micheloni anunciaram nesta quinta-feira,1, a liberação de R$ 4,5 milhões para investimentos na ampliação da estrutura da Escola Técnica Estadual (ETEC) Eudécio Luiz Vicente, para a instalação do curso de mecânica industrial, voltada ao setor sucroalcooleiro.

Kiko e Bragato estiveram nesta semana em São Paulo e em audiência com a diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Laura Laganá, foi confirmada a liberação dos recursos. Agora, aguarda-se apenas a tramitação legal.
A conquista é resultado de ampla articulação iniciada há cerca de dois anos pelo prefeito Kiko e a diretora da ETEC Eudécio Luiz Vicente, Raquel Pereira de Souza. A mobilização ganhou força com o apoio do deputado estadual Mauro Bragato.
Segundo o deputado com a ampliação da ETEC fortalecerá Adamantina como centro regional de Educação. O município já conta a Faculdades Integradas de Adamantina (FAI) e agora está sendo contemplada com esse recurso do governo o que virá fortalecer o setor sucroalcooleiro regional.
"É um dos maiores investimentos públicos em ensino profissionalizante em nossa região que permitirão consolidar nossa referência na área de educação e fazer de Adamantina um pólo regional de ensino voltado ao setor sucroalcooleiro", disse Kiko.
Os recursos serão aplicados na ampliação e reforma da Escola e em equipamentos, permitindo inclusive o aproveitamento do maquinário existente no local, que será objeto de recuperação e retomada de seu funcionamento.
A instalação do curso de mecânica industrial, com ênfase no setor sucroalcooleiro, é mais um esforço da ETEC Eudécio Luiz Vicente e da Prefeitura de Adamantina, em consolidar a unidade escolar como referência nessa área, em toda a região, onde a atividade sucroalcooleira se fortalece e cresce a cada ano, exigindo profissionais capacitados nas mais diversas áreas que envolvem o processo de produção. "É importante agradecer a todos os envolvidos nessa busca, em especial ao comprometimento da professora Raquel, a confiança da superintendente Laura e ao empenho do deputado estadual Mauro Bragato".
A ETEC Eudécio Luiz Vicente será a única Escola Técnica pública com o curso de mecânica industrial em toda a região, de Marília a Panorama, o que mostra a importância do investimento, no atendimento a essa nova demanda regional, de um setor em franca expansão e que exige amplo quadro de profissionais. A Escola já conta com o curso de técnico em açúcar e álcool. Ele forma o profissional que atua como elemento de ligação entre o engenheiro químico ou químico de nível superior e os operadores de produção das usinas sucroalcooleiras.
O técnico em açúcar e álcool participa da implantação e do controle de processos tecnológicos na fabricação de produtos e de subprodutos e das análises e controle de qualidade, aplicando as normas internacionais e nacionais sobre higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. O mercado de trabalho é voltado para laboratórios de pesquisa, usinas de açúcar e álcool e destilarias de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.