segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inauguração de usina de bioenergia no Pontal do Paranapanema

O deputado Mauro Bragato participou com o governador José Serra segunda-feira, 16, da inauguração da usina ETH Bionergia-Unidade Conquista do Pontal, localizada no município de Mirante do Paranapanema.

A usina instalada pela Organização Odebrecht em parceria com a empresa japonesa Sojitz Corporation possui nessa fase investimento de R$ 400 milhões, capacidade inicial de moagem de 2,7 milhões de toneladas por safra e a previsão de 1,3 mil empregos diretos no plantio e colheita da cana.
O governador José Serra destacou a capacidade produtiva da nova usina. “A Conquista do Pontal em Mirante do Paranapanema e a Destilaria Alcídia, instalada em Teodoro Sampaio, pertencente ao mesmo grupo vão gerar juntas 3 mil empregos diretos, moendo 4,7 milhões de toneladas de cana por safra”.
Serra ressaltou que a unidade é primeira inaugurada no estado a cumprir o protocolo ambiental paulista, citando os métodos de replantio das matas ciliares para preservação de mananciais e a extinção das queimadas.
Mauro Bragato salientou a importância do empreendimento na geração de empregos e renda para o Pontal e ao mesmo tempo, mostra que é possível investir com moderna tecnologia na região conhecida pela reforma agrária. Mirante do Paranapanema é o município com maior número de assentamentos no estado, 27 no total.
A previsão, segundo o presidente da Organização, Marcelo Odebrecht é da unidade produzir 140 milhões de litros de etanol na safra 2010/11. Ele explicou que o plantio e colheita da cana serão mecanizados e os operadores industriais foram capacitados em cursos realizados em parceria do Centro Paula Souza com a ETH.
Estiveram presentes na inauguração, os secretários do Meio Ambiente, Francisco Graziano e da Agricultura, João de Almeida Sampaio; o deputado federal Mendes Thame (PSDB), o ministro japonês no Brasil, Toshio Tonikata, deputados, prefeitos, vices e vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.