quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Alckmin e Bragato entregam relatório do IPT da maior jazida de argila do país

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin e o deputado Mauro Bragato entregaram segunda-feira em Panorama aos prefeitos do município, de Paulicéia e Presidente Epitácio, o relatório final do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) contendo os dados de uma das maiores reservas de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas.
As pesquisas do IPT foram financiadas pelo Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) calculada em torno de R$ 351.556.20 para a realização dos trabalhos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, os levantamento incluíram o reconhecimento geológico das áreas de pesquisas nos campos de Castilho e Campinal (distrito de Presidente Epitácio); a execução sistemática de sondagens, coleta de amostras e a caracterização tridimensional dos depósitos de argila encontrados.
Foram realizados 186 furos de sondagem a trado (rotação de um dispositivo cortante) na área de Castilho e outros 119 no distrito Campinal, além de análises granulométricas (tamanho dos grãos); ensaios cerâmicos, análise química e de raio-x. As informações coletadas foram reunidas, consolidadas e tratadas, permitindo a elaboração de mapas e do relatório final.
A região possui 95 microeempresas especializadas na produção de peças de cerâmica vermelha. Com a construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta e o enchimento do reservatório de Porto Primavera, as águas cobriram as jazidas de argila, o que inviabilizou seu uso.
O abastecimento das olarias vinha sendo feito por meio de um estoque, com a argila retirada pela Cesp, mas que está exaurindo, colocando em risco a atividade ceramista da região.
Frente ao impasse as prefeituras de Junqueirópolis, Panorama e Pauliceia recorreram à Secretaria de Desenvolvimento para a realização de estudos que indicassem a viabilização de novas jazidas de argila. Com a nova reserva, as áreas foram legalizadas pelo Departamento de Produção Mineral (DNPM) para pesquisas e futura exploração junto à Cooperativa das Indústrias de Cerâmica do Oeste Paulista (Incoesp).
“Trata-se de uma matéria prima de qualidade para a cerâmica vermelha, vamos fortalecer o trabalho de arranjo produtivo local que será um grande fator de desenvolvimento regional”, informou Alckmin.
Bragato ressaltou que a nova jazida que terá capacidade de abastecer as olarias por muitos anos, garantindo geração de emprego e renda na região.
Estiveram presentes na entrega do relatório na Câmara de Panorama, os prefeitos de Panorama, José Milanez Júnior; de Paulicéia, Ronney Ferreira; de Presidente Epitácio, José Antonio Furlan; de São João do Pau D’ Alho, Dinael Perli; de Santa Mercedes, Rodrigo Teodoro, vereadores e a presidente da Incoesp, Sebastiana Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.